Competências Profissionais

As constantes mudanças nas características sócio demográficas e nas competências profissionais chave, a que temos assistido nos últimos anos, vêm tornar cada vez mais relevante à forma como as organizações geram o seu recurso mais precioso: o capital humano. Não surpreenderá, portanto, que os processos sistemáticos de avaliação e de gestão do capital humano tenham vindo a ganhar uma ênfase acentuada no contexto do incremento da tão desejada competitividade empresariais.

A conjugação destes fatores deverá capacitar os participantes para desenvolverem projetos de intervenção nas organizações com vista à otimização da componente humana na gestão empresarial e organizacional.

A compreensão da diversidade do funcionamento da personalidade humana e o reconhecimento da enorme dificuldade que todos temos em mudar os mais simples comportamentos, nos obriga a estudar as origens de nossa limitação.

Atualmente o único bem na empresa que não pode ser copiado são as pessoas, o talento faz a diferença.

O capital humano é um dos principais ativos geradores de riqueza nas empresas. O valor de cada indivíduo contribui para o crescimento da organização e pode ser aumentado ou depreciado de acordo com as políticas e práticas de gestão aplicadas.

Com a mudança constante do contexto econômico, em que a formação de valor no mercado cada vez mais depende da qualidade de serviços e conhecimentos prestados, onde bens tangíveis são facilmente copiáveis, as pessoas se tornaram definitivamente um diferencial competitivo, deste modo torna-se cada vez mais evidente a demanda das organizações em novas ferramentas e estratégias de gestão onde a ideia de “despesas com pessoal” passa a dar lugar ao “investimento em capital humano”.

Objetivos

Proporcionar aos seus participantes a capacidade de desenvolverem uma visão global e integrada da gestão do capital humano e dotá-los de um conjunto de ferramentas e técnicas fundamentais para a gestão eficaz das pessoas nas organizações.

Sensibilizar e promover a reflexão acerca dos modelos mais recentes de gestão do capital humano em tempo de crise e incerteza.