As mudanças são necessárias

As mudanças são necessárias, às vezes pensamos que são uma punição às vezes uma benção, dependem de nossa interpretação e objetivo, mas com certeza são uma evolução. Mesmo assim não deixam de ser assustadoras.

Tudo se move no Universo. O sábio Galileu notou esse fato. Apesar de vigiado, perseguido e condenado, morreu afirmando essa verdade - “eppur si muove”.
Este é um momento mágico da história de nossa humanidade. A física quântica nos comprova, já que somos ocidentais pragmáticos e precisamos de comprovações, que o Universo move-se em permanente mudança, o fluxo ininterrupto da vida tem sua expressão mais perfeita no alternar do dia e da noite e na seqüência das estações. Estamos sempre envolvidos entre o início e o fim das mudanças, já que este é um processo constante e infinito.
Como um “dínamo” a sociedade atual gera uma “energia” incrível. Nós não vemos mais o tempo passar. As horas, os dias, os meses, os anos, passam com uma velocidade incrível. O maior risco que corremos é ficarmos esperando para ver o que vai acontecer. Num mundo em extrema mudança, a atitude correta das pessoas é mudar;
A adaptação a essa realidade de dinamismo, instabilidade e evolução é fundamental para o sucesso de qualquer pessoa.
A atitude mais difícil do mundo é mudar. A segunda é mudar pela segunda vez. Da terceira vez em diante a gente toma gosto e a vida se transforma num celeiro de oportunidades sempre que a iniciativa, a ousadia e a ação tomam o lugar da procrastinação.
Começamos a perceber que as coisas podem - e devem ser diferentes. O homem, como parte integrante do Universo, também tem sua vida regulada por ciclos alternados de prosperidade e escassez, movimento e paralisia, alegria e tristeza, amor e dor.
Você está contente com sua vida? Sente-se feliz, realizado? Pois mude sua realidade, e comece essa mudança a partir de agora. Decida-se por ela, porque o germe dessa mudança está ao alcance de suas mãos, aí, bem dentro de você.
Olhe para trás. Volte cinco ou dez anos. Como você era? Não me refiro somente aos seus aspectos físicos, que inquestionavelmente devem ter mudado. Refiro-me também às suas atitudes, à sua forma de pensar, à sua capacidade de reagir às emoções, e tudo mais que diz respeito à mente e ao espírito. Quando você compara quem você é hoje com quem você era no passado, que diferenças positivas e negativas pode perceber? Eu não sei se esse balanço tem saldo positivo ou negativo e também não posso saber se você evoluiu como pessoa. A única certeza é que voce mudou.
Temos a tendência natural de evitar imprevistos e mudanças, como se fosse uma ameaça. A melhor forma de nos libertarmos deste medo é aceitar as mudanças como oportunidades de crescimento em nossa jornada evolutiva.
Uma das palavras mais utilizadas, e talvez desgastadas, deste novo milênio é “mudança” e você já deve está cansado de saber disso. Mas a grande questão sobre “mudança” é que ela transcendeu a própria palavra e se tornou um apelo permanente na vida das pessoas e organizações. Hoje o seu significado evoluiu e ganhou ainda mais complexidade se ligando à ação. Então, o grande chamado diário agora é: Mexa-se!
Não basta apenas perceber a mudança e ser reativo, estamos em outro patamar, temos de ser pró-ativos e nos tornarmos catalisadores de mudança.
Estive refletindo a respeito do comportamento das pessoas frente aos inúmeros desafios de mudanças atuais. Um provérbio Chinês afirma que “antes de começar o trabalho de mudar o mundo, dê três voltas em torno de sua casa”. Isto sugere que antes de pensar em mudar a empresa, o País, a comunidade através das mais diversas teorias de gestão, as pessoas necessitam olhar à sua volta, avaliar seus comportamentos frente a si mesmo, rever suas práticas e posturas diante dos desafios pessoais e avaliar se há coerência entre suas atitudes e os princípios que estão implementando.
A mudança começa por você.
Comece pelo seu quarto, ele é organizado, você encontra suas roupas no guarda-roupa ou deixa tudo jogado.Pergunte ao seu filho que tipo de Pai você é, a sua esposa ou marido que tipo de companheiro você è; não é casado e não tem filhos pergunte então aos seus Pais que tipo de filho você é.
As modificações necessárias e fundamentais dificilmente são operadas lá fora, exteriormente. No entanto, quando o ser humano realmente se desprende das amarras do egoísmo e do orgulho, do comodismo e de atrelar-se a condicionamentos exteriores, ancora-se na sabedoria interna que o estimula a mudar a si mesmo.
A mudança exige autoconhecimento, coragem e determinação.
No seu livro “Coragem, o prazer de viver perigosamente” Osho fala sobre a coragem “A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz cor, que significa coração. Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas - com teologia, conceitos, palavras, teorias - e do lado de dentro dessas portas e janelas fechadas, eles se escondem”.
"Ao longo da Era Moderna, o homem crescentemente adquiriu consciência sobre sua capacidade de controlar a natureza e seu próprio destino. Entrar em contato com os limites dessa capacidade vem se mostrando uma experiência angustiante”.Diz Ruben Bauer professor da disciplina Administração da Mudança, da PUC-RJ e autor do livro “Gestão da Mudança - Caos e complexidade nas organizações”.
Estamos descobrindo que não temos tanto poder assim, a mudança é inerente a nossa vontade.E isso, claro, nos deixa muito assustado.
Somos seres essencialmente controladores e dogmáticos, aonde impera o dogmatismo, distanciam-se ou afastam-se a flexibilidade e a flexibilização.
Um bom exemplo seria a televisão. Quando os programas de uma ou de outra emissora são desinteressantes, basta desligar ou trocar de estação.
Agora imagine a seguinte situação, ouvir ou a ver algo que não lhe interessa ou lhe é prejudicial, sem tomar providência alguma, por falta de iniciativa? Limitando-se apenas a reclamar e a lamentar? Quantos programas televisão sem valor algum estão no ar roubando o tempo dos menos avisados ou desinteressados em seu próprio progresso intelectual? Utilize o seu direito e mude de canal. Fuja do comodismo e da indiferença. Não adote a atitude de que “tem que ser assim” ou de que “nada mais se pode fazer”. Ou ainda a de que “ninguém pode melhorar a situação. É melhor deixar como está”.
Faça uma analogia do exemplo acima e a sua vida.
O que está lhe impedindo de mudar de canal em sua vida? Você é o responsável pela programação dela, se não está como deseja.Mude.
A consciência de que as mudanças são parte indissociável da existência humana traz, como conseqüência, a convicção de que os obstáculos e dificuldades, por pior que se apresentem, inevitavelmente passarão.
O momento histórico mágico da mudança chama-se: Agora! Mexa-se!

 Artigo publicado no site www.administradores.com.br
17 de março de 2008

Últimos Artigos

O segredo da felicidade

A difícil arte de ser voc mesmo

A difícil arte de ser você mesmo

A difícil linguagem de recursos humanos

A ELEGÂNCIA DO COMPORTAMENTO

A Força da Humildade

A força da perseverança

A ignorância em rede nacional

A importância de aprender a pensar

A importância de sonhar

A oportunidade está nos olhos de quem a vê

A ostra que não foi ferida não produz pérolas

A procura de paz

A ultima das liberdades humanas

Acorde para vencer

Acreditar

Acredite em si mesmo, não existe possibilidade de alguém fazer isso por você

Acredite em si mesmo, não existe possibilidade de alguém fazer isso por você

Afinal o que é superação?

Ajudar ou Buzinar?

Apenas com a coragem

Aprenda a perdoar a si mesmo pelos seus erros e pecados. Mas não os repita

Aprenda com esta fabula sobre o mundo corporativo

Aprendendo com as lagostas

Aprendendo com Sonata ao luar

Aprendendo o conhecimento

Aprender a aprender sempre será um desafio neste novo milênio?

As mudanças são necessárias

Assuma o cargo do seu chefe

Auto-conhecimento

Bom senso, o que é isso?

Cadê o seu entusiasmo?

Cadê o seu T ?

Carência de lideres no sec XXI

Chefe ou lider?

COINCIDÊNCIA OU SINCRONIZAÇÃO ?

COMO EVOLUIR E MELHORAR A CADA DIA

Como lidar com seu chefe?

Como se relacionar com seu chefe

Como turbinar a sua carreira

Competência não tem profissão,nem idade

Conflito de gerações

Conquistando a si mesmo

Coragem de mudar

Cuida do mais importante

Cultive o bom humor sempre. Ninguém é obrigado a suportar o seu destempero

Cultive o bom humor sempre. Ninguém é obrigado a suportar o seu destempero.

De quem é a culpa?

Decifra-me ou te devorarei...

Deixe para tomar grandes decisões somente depois de uma boa noite de sono

Despreparo

Despreparo no atendimento especial

Devemos ser um pouco esquizofrênicos para realizar nossos sonhos.

Do que somos capazes

Em busca da felicidade

Em busca de paz

Em que mundo estamos vivendo?

Emprego Divertido

Empresas idiotas

Encontrando a força da superação

Estrat�gia. O que ￁ isso?

Eu não acredito em ano novo

Eu tenho a força !!

Exercite o seu atendimento

Existe felicidade?

Faça a Diferença

Faça a sua parte

Fácil de falar , dificil de fazer

FÁCIL E DIFÍCIL

Falando em intuição...

Falta trabalho em equipe

Fazendo a diferença

Fé - acreditando em sí mesmo

Ficção ou realidade?

Filáucias

FIta métrica

Fracasso, o caminho para o sucesso

Gestão de conflitos uma questão de educação

Honestidade

Humor como vantagem competitiva

Ignorância ascendente

Imagine uma Empresa...

Importancia da informação certa

Indo em frente

Jogo de valores

Leia sempre que possível livros completamente fora de sua área, que abordem assuntos desconhecidos

Liderança , quem sabe...

Liderança compartilhada uma utopia?

Liderança verdadeira

Liderar pelo exemplo

Louco ou empreendedor

Louco por acreditar

Mais do que acreditar

Mais do que acreditar

Mea culpa

Medindo as pessoas

Mediocridade acima de tudo

Medite e pense. Dedique diariamente um tempo somente para você.

Medo de sonhar?

Mente que executa

Mudar

Mudar é a nossa unica certeza

Mude o seu jeito de pensar

Mude!

Muita informação

Mundo corporativo

Não desista , volte a sonhar

Não seja inteligente demais

Não siga exemplos, siga seu coração e seja um exemplo.

Nós temos realmente controle sobre a nossa carreira?

Nossos Sonhos

Novas carreiras

Novas carreiras: alternativa do futuro

O fim do tráfico

O Ideal

O medo causado pela inteligência

O milagre da vida

O Perigo dos Pressupostos

O que difere a sabedoria de conhecimento?

O que é auto-estima?

O que é felicidade?

O que é motivação

O que é o tempo?

O que faz uma pessoa superar seus próprios limites ?

O que você esta fazendo para mudar o futuro?

O que você esta fazendo para mudar o mundo

O você está inventando?

Olhando mais longe

Onde buscar a paz

Onde estão nossos valores?

Onde estão os “Clipes”

Os últimos serão os primeiros

Oxigenando a carreira

Paciência da incompetência

Panta Rei

Pantufas Rosas

Percepção

Perfil de vendedores de alto desempenho ou vendedores excelentes - Parte I

Pessoas - o caminho para o sucesso

Pessoas - o caminho para o sucesso

Pessoas comuns que fazem à diferença

Plantando Idéias

Princípios fundamentais de vendas

Qual o problema em ser feliz?

Qual o problema em ser feliz?

Quando começa o jogo da vida

Quebrando ás regras

Quem sabe

Quem tem chefe é índio

Quer ser bem sucedido?

Querendo ser líder

Raio X na carreira

Rendendo-se às Redes Sociais

Reunião em sua empresa é igual ao horário eleitoral ?

Reunião em sua empresa é igual ao horário eleitoral?

Se olhar no espelho , um exercicio de auto-conhecimento

Se olhe no espelho pelo menos uma vez ao dia, se não gostar do que estiver vendo, está na hora de mudar

Sepultando o cliente

Ser ou não ser, eis a questão?

Seu melhor dia é hoje

Somente talento não basta

Sorria sempre, mesmo quando ainda não tiver motivos para isso. Sorrir ilumina a alma

Sorria sempre, mesmo quando ainda não tiver motivos para isso. Sorrir ilumina a alma.

Sou um péssimo líder. E agora?

Sucesso

Teste não dá certeza, aponta tendências

Tome grandes decisões somente depois de uma boa noite de sono.

Treinar é pra animais de circo , ser humano se desenvolve

Vai desistir?

Vale a pena ser persistente?

Ver para crer ou crer para ver?

Ver pra crer ou crer para ver

Viva as diferenças

Você acha o mundo justo ?

Você acordou para vencer hoje?

Você acredita ?

Você acredita em liderança?

Você é o responsável

Você é reflexo de suas atitudes

Você quer crescer?

Você tem amigos ou somente networking?

Voce tem experiência?

Guia São Roque